terça-feira, 28 de junho de 2011

Bifes de fígado: como temperar?

Tem muita gente que não gosta de bifes de fígado, mas aqui em casa amamos. Não só pelo sabor, mas pelo valor nutritivo e por ser rico em ferro, indicado até em casos de anemia.
Para aqueles que gostam e não sabem temperar, aqui deixo minha sugestão. O tempero é o mesmo tanto para fazer frito quanto cozido.
Muito simples, vejam só:


Temperando bifes de fígado

Você vai precisar de:

Bifes de fígado
Alho
Sementes de coentro
Sal
Cebola
Corante
Cominho
Pimenta do reino

Amasse o alho com a semente de coentro e o sal. Acrescente a cebola picadinha e machuque mais um pouco. Acrescente o restante dos temperos até que se adquira uma pasta.
Lave e escorra os bifes de fígado. Se quiser, com aquele martelinho para carnes, dê leves batidas sobre os dois lados de cada bife. Acrescente o tempero (pasta) e vá misturando até que se agregue em todos os bifes. Reserve.


Você poderá fazer de várias maneiras, mas aqui em casa comemos apenas frito ou cozido no molho de tomates. Sempre temperados de véspera para que o sabor dos temperos fique mais apurado. Não use vinagre para temperá-los, pois o vinagre endurece os bifes.


Aqui a sugestão são os bifes fritos, acompanhados de uma saladinha de legumes cozidas no vapor e temperada com semente de coentro, salsa purpurina, sal, vinagre tinto, azeite e cebola branca.


Uma delícia!!

Abraços e até logo.

32 comentários:

  1. OLÁ QUERIDA DANI!
    EU NÃO GOSTO DE FÍGADO MAS O MEU ESPOSO AMA, ONTEM MESMO EU FIZ PRA ELE COM BASTANTE CEBOLA.
    O SEU PRATO ESTÁ BEM APETITOSO PRA QUE APRECIA, RSRS.

    TENHA UMA ÓTIMA NOITE!
    BJS......

    ResponderExcluir
  2. DANI,
    OS SEGUIDORES SUMIRAM ACHEI QUE FORAM SÓ OS MEUS, ESSES BLOGS ESTÃO DANDO UM TRABALHO!
    BJS......

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro, até esses dias tava pedindo pra minha mãe fazer... (ela ainda não fez) eu não sei fazer, mas adorei a receita e vou tentar logo logo =) obrigada, bjos

    ResponderExcluir
  4. Frô, eu adoro fígado!!
    Aqui faço sempre, pois não sou mto de comer feijao, então vario ente o fígado e a lentilha rs Já fiz duas receitas e deixo pra vc os links, caso queira testar e variar. ;oD

    http://www.blogdonamelia.com/2010/04/tirinhas-de-figado-com-pimentao.html

    http://www.blogdonamelia.com/2010/10/figado-ao-vinho.html

    Xêros
    Paty

    PS: Sim amada, a caixa da mococa chegou, logo depois chegou outra. rs Uma acabei dando pra cunhada que me azucrinou a vida. rs Valçeu demais, viu!

    ResponderExcluir
  5. Dani, adoro fígado, mas nao o cozido, so o frito com bastante cebola e muuuuito bem temperado realmente. Fígado é muito gostoso quando bem temperado e comendo de quem a gente confia, nao como na rua por exemplo, morro de medo... mas o seu comeria de olhos fechados, está muuuito apetitoso.

    Bjs

    Andreia Braga

    ResponderExcluir
  6. Delicia esse figado viu Dani!! É ótimo para anemia e parece bem delicioso! Tb acho que tempero na comida é tudo..rsrs Beijos Tereza

    ResponderExcluir
  7. Oii Dani,bom dia!!!
    Aqui em casa meu esposo também gosta muito de fígado, e sempre faço aos domingos pois é quando compro na feira(acho melhor que o vendido no supermercado). Eu sempre tempero com alho, sal e pimenta.Ai eu corto em tiras e coloco bastante cebola. O seu também está ótimo.
    Beijossss da Pri.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Daniana... aqui em casa somente eu como fígado... gostei da maneira que tempera o bife... até corante você coloca... da próxima vez vou fazer a sua maneira... só não colocarei sementes de coentro pois por aqui parece que não existe... adorei seus potinhos de temperinhos e sua tigela é igualzinha a minha... presente da mamãe...
    Tenha um dia maravilhoso...
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  9. Em casa gostamos muito de fígado, de qualquer jeito, o seu ficou maravilhoso.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Dani, gosto muito de bifes de fígado, minhas filhas também, é fonte de ferro e achamos uma delícia,adorei.
    Estava com saudades amiga, agora o Mundo do Sabor, voltou a todo vapor, estava sem tempo nenhum, mas o bom filho á casa torna, tem muitas novidades,lá.

    www.mundodosabor.blogspot.com

    Beijoooos

    ResponderExcluir
  11. Olá Daniana, td bem?
    Que excelente dica vc deu, eu aprendi a comer bife de fígado por conta da anemia, mas no meu caso tinha que ser mal passado, nossa, quase morria de tédio, rs, com esse tempero deve ficar muito bom. Sabe, depois que comecei a acompanhar o seu blog aprendi mts coisas, inclusive a salsa purpurina, que adoro e não fico sem, se me permite gostaria de postar no meu blog, com os seus devidos créditos, faz tempo que fiz e continuo fazendo, mas como meu blog anda meio parado acabou que td ficou parado e agora estou tentando voltar aos poucos, espero que eu consiga, rs.
    Bjss
    Sileni

    ResponderExcluir
  12. Oi lindinha estou com saudades bjs com muito carinho sempre Leila

    ResponderExcluir
  13. Adoro bife de fígado Daniana (Jotta)! Dei uma olhada no blog da Dona Amelia e nas receitas de fígado dela também, todas parecem ótimas. Grandes ideias para esse corte meio desprezado. Valeu, abraços!

    ResponderExcluir
  14. Dani,
    que bacana vc curtir um figado, infelizmente não aprendi a comer, minha mãe fazia quando era pequena mas não pegou. Acjo muito importante tudo iss oque vc mencionou, ele é bem nutritivo,
    bjs
    Paula

    ResponderExcluir
  15. Eu adoro um bife de fígado na manteiga. E temperadinho assim fica de comer e repetir.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. adoro bife de figado, minha mãe faz um maravilhoso, e super macio, o truque dela é adicionar um pouco de leite em pó disolvido com água no tempero, fica uma delícia.

    ResponderExcluir
  17. adorei a receita a proxima vez vou fazer assim!!!

    ResponderExcluir
  18. É engraçado como cada um fala uma coisa. Tem várias maneiras de preparar esse bife na internet: uns falam pra não lavar o bife de modo algum e outros pra colocar vinagre. Realmente a gente que não entende não sabe o que fazer...

    ResponderExcluir
  19. pô amei as dicas , valeu completou o cardapio kkk bjs galera...

    ResponderExcluir
  20. Amei a receita ....
    mt delicioso.. acabei de fazer e amei...
    goatei mt ... essa receita me fez gostar mais ainda de figado...
    recomendo a receita...
    :D

    ResponderExcluir
  21. obrigado pela receita estou aprendendo agora mais deu super certo,Pai solteiro já viram !!!

    ResponderExcluir
  22. obrigado pela receita Pai solteiro ai já viram estou aprendendo agora mais deu super certo obrigado !!!

    ResponderExcluir
  23. muito bom parabensss =.D

    ResponderExcluir
  24. eu vou temperar só com alho e sal e pronto kkkkkkkkkkk *_*

    ResponderExcluir
  25. Oi gente!
    Nossa, só como isso pq não tenho jeito na vida, kkkk...o médico pediu pq meu exame de ferro deu muito baixo...mas alguém comentou que tem que ser mal passado?
    Meu Deus é pior ainda se for assim...����

    ResponderExcluir
  26. Oiiii Gatah eu gostaria de saber se o limão pra temperar deixar o figado duro ou è só o vinagre???

    ResponderExcluir
  27. Oi Railene,

    Nunca usei limão. Creio que ele também deixará o fígado duro. Se você experimentar, me fale.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  28. eu sempre coloco vinagre ou limão. o meu nunca ficou duro porque eu bato os bifes com aquele batedor de carne

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Seus comentários me deixam muito feliz.
Volte sempre.
Abraços,
Cozinha sem Drama

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails