quinta-feira, 17 de junho de 2010

Beijú de goma fresca

Oi pessoal!!

Tá na hora do café? Que tal provar o beijú de goma fresca da vovó?
Gente, esse beijú me remete a minha infância todas as vezes que o como. Minha avó materna gostava de fazer no final do dia para comermos acompanhados de um cafezinho "da hora" como diz minha mãe. Fiz apenas com margarina por dentro, mas há muitas opções de recheio. Vamos ver?

Ingredientes:
250g de goma fresca

Algumas opções de recheio:
- Apenas margarina ou manteiga;
- Queijo;
- Queijo e presunto;
- Banana da terra frita.

Modo de preparo:
Peneire a goma. Em uma frigideira quente, coloque aproximadamente duas colheres de goma peneirada (a quantidade depende do tamanho da frigideira) e espalhe formando um círculo. Espere até pegar o formato e vire. Esse processo é bem rápido. Cuidado para não queimar.

Recheie a gosto e enrole como um rocambole. No meu caso, como não queria recheio, apenas o cobri com margarina e enrolei. Dessa maneira, fica ótimo com um cafezinho.


...E viva os velhos tempos! Abraços. Até a próxima.

10 comentários:

  1. Olá Dani,

    Desculpe a ausência...

    Nossa menina que delícia é essa, adoro!! Beijú é igual Tapioca??? Como com vários recheios até carne seca, goiabada com queijo....Divino, se for a mesma coisa agradeço, agora sei fazer...

    Tenha Harmonia e Serenidade em seu Lar!!!

    1000 Beijokinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, tapioca na Bahia é uma farinha grossa que faz cuscuz ou bolinho de tapioca, no Recife , Fortaleza e etc o beiju de goma que chamado de tapuestao questão de regionalismo. Paula

      Excluir
  2. Eu só comi esse beiju quando fui para o Nordeste, e adorei.
    =)
    É mto bom.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Nordeste não é um estado, é só falar que estado você foi.

      Excluir
    2. Além do quê aqui em Pernambuco tapioca é uma coisa e beiju é outra

      Excluir
  3. Miriam, é conhecido como tapioca também. É porque aqui na minha região os nomes são diferentes. Aqui eu conheço como tapioca aquela farinha de goma que umedecemos com leite e cobrimos com coco ralado e leite condensado. Mas é muito bom mesmo. Meu recheio preferido é com babana frita... Hummmm!!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Oi Fla, é muito bom mesmo!! E o melhor é que podemos variar as opções de recheio.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Minha avó também amava fazer uma tapiocazinha quentinha no café da manhã... Era uma delícia, eu gosto com queijo e coco!
    Tenho tios em Itabuna-BA e Natal-RN e amo essa delícia preparada no Nordeste...

    Bjos

    Eliane

    receitaserecipestop.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. é uma delícia com queijo. huhuuuu...........

    ResponderExcluir
  7. nossa eu amei essa receita e maravilhosa, e vou fazer hoje mesmo.bjs..

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Seus comentários me deixam muito feliz.
Volte sempre.
Abraços,
Cozinha sem Drama

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails